Saúde
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda
A ação se estende até 1º de julho e, em Pelotas, a meta é atingir 90% dos grupos considerados prioritários
O frio está demorando para chegar, a gente bem sabe. Mas uma hora ele chegará, a gente sabe também. E, para que a presença dele não venha acompanhada de doenças virais, a vacinação é o caminho mais seguro. Por isso, terá início nesta segunda-feira a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação se estende até 1º de julho e, em Pelotas, a meta é atingir 90% dos grupos considerados prioritários.
São eles indivíduos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação da prescrição médica), população prisional e funcionários do sistema prisional.
Nos últimos anos, porém, a meta não tem sido atingida. Em 2017, a campanha se encerrou com 80% dos pelotenses pertencentes a estes públicos vacinados. A justificativa, crê a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, é justamente a demora para a chegada do frio. Com as altas temperaturas que ainda caracterizam o clima atual na cidade, a população não enxerga a necessidade da prevenção.
Mas a verdade é que o frio sempre chega, mesmo que de repente. E é importante estar protegido nesse momento. "A vacina é imprescindível para evitar complicações e internações por conta da Influenza", comenta Ana Alice.
A dose estará disponível em todas as unidades de saúde da zona urbana a partir desta segunda-feira e a partir de terça-feira na Colônia. Haverá também o Dia D de vacinação, que em 2018 ocorrerá em 12 de maio. Nesta ocasião, as equipes da Zona Rural incrementam o trabalho na cidade, atuando em casas geriátricas.
Trivalente, a vacina contém A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2) e B/Phuket/3073/2013 e é contraindicada apenas para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada às proteínas do ovo de galinha e seus derivados.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário